quinta-feira, 31 de julho de 2008

Para memória fraca, use a lista

Não exatamente preocupada, mas atenta às coisas da casa, estou aqui listando o que falta para a compra do supermercado. E me dei conta de como adoro uma lista. Não sou apegada a datas, logo minhas listas são feitas em qualquer época, não dependo de um ano novo para elas. Acho que até ritual para escrever eu tenho. Essa do supermercado, por exemplo: começa dias antes da tal compra, não é feita de rompante, mas calma e meticulosamente. O bloco e a caneta ficam à mão, pois na hora mais imprópria percebo: falta sabonete. Anota. Lendo um livro, ouvindo uma música, o dia passa, chega a noite, e eu adoro uma vela. Mas acabou, e adivinha: lista nela! E assim vai, dias se seguem, e o rol do supermercado vai ganhando em tamanho, pensado quase como uma obra de arte.
Nesse ano me mudei, e com a mudança, veio a necessidade de outra lista: livros. Os que tenho, obviamente. Opa! Posso fazer também a dos que quero ler e ter, nessa eu não tinha pensado... Bom, voltando aos livros: comecei toda feliz uma planilha, tirando um a um da estante, catalogando nome e autor, antes de encaixotar. A tarefa, braçal diga-se de passagem, era feita de noite, depois de um dia inteiro de trabalho, e fato é que na altura do 150º livro, perdi a paciência e deixei de lado. Está aqui, salva e intacta, esperando a finalização (virá?).
Tem outra que adoro: as coisas que ainda quero para deixar minha casa do jeitinho que imagino, gostosa e aconchegante. E isso dá trabalho e gasto, muito gasto, então por ora fica só a lista mesmo. Almofadas (lisas ou estampadas?), fotos para ampliar e colocar nas paredes, aquele banquinho para acomodar a pipoca e a coca cola enquanto vejo filmes, a samambaia e a lanterna que quero para a varanda, e por aí vai.
Ontem comecei outra: a dos filmes que vi. Consegui me lembrar de poucos, eu que assisto e gosto de tantos. Escrevendo os nomes, fui pensando também naqueles que quero rever. Outra lista, pode?

Mais:
Músicas que quero ouvir;
Cantores cujo trabalho quero conhecer;
Passeios que ainda quero fazer;
Cidades que visitei;
Cidades e lugares que ainda quero conhecer;
Blogs que quero visitar;
Comidas que quero experimentar...

Algumas dessas já tenho, outras inventei agora. Comecei esse texto pensando nas minhas listas de um jeito engraçado, vendo-as como uma mania boba, meio neurótica. E agora, vejo que tem um lado legal: elas fazem lembrar e resgatar histórias e épocas da minha vida, felizes, despreocupadas, intensas, chorosas, e todas com um traço comum: me fazem ver o quanto vivi, e bem. Cada filme, livro, desejo, colocados no papel, trazem os cheiros, sensações, sabores de outros tempos, e ter essas memórias despertadas é bom, simples e bom. Aposto que isso pode render outra lista...

2 comentários:

Serpentina EsKarlate disse...

E o blog também é um registro poético. Neste caso, o seu é muito poético, linda!

Tati disse...

Eu bem que tento, ainda é estranho o novo hábito, mas parece que não há como escapar... besos

RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS E A PROPRIEDADE INTELECTUAL Copyright © 2008. É proibida a venda ou reprodução de qualquer parte do conteúdo deste site. Os textos deste blog estão protegidos por direitos autorais. A cópia não autorizada implica penalidades previstas na Lei 9.610/98.
Powered By Blogger

Quantos são?